Advogado Auxílio-Acidente de Trabalho: Qual o Melhor?

Melhor advogado auxilio acidente

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Você já deve ter ouvido o conselho para procurar um advogado para cuidar do seu caso de auxílio-acidente, não é mesmo?

Se você nunca consultou um advogado ou recebeu indicação, aposto que ficou pensando no que fazer para encontrar um bom profissional.

Agora, se você foi diretamente para a internet, com certeza em suas pesquisas encontrou diversas opções e muito provavelmente ficou indeciso para escolher.

Calma que isso é absolutamente normal.

Comigo acontece a mesma coisa quando preciso contratar um serviço importante e não tenho referências de amigos ou familiares.

Por isso, pensando em ajudar você eu elaborei esse artigo onde compartilho dicas para encontrar não apenas um advogado, mas sim, o melhor advogado para auxílio-acidente de trabalho.

Então fique atento que hoje você vai saber:

COMO ENCONTRAR O MELHOR ADVOGADO PARA AUXÍLIO-ACIDENTE DE TRABALHO

Esse artigo serve tanto para você que está procurando um advogado para auxílio-acidente de trabalho, quanto para aquelas pessoas que já possuem uma indicação.

Ou seja, aplicando tudo que eu vou falar aqui você também poderá descobrir se aquele escritório que seu colega da empresa indicou, realmente é bom para cuidar do seu caso.

E para inaugurar o assunto eu listei algumas situações que você precisa avaliar antes mesmo de marcar uma reunião.

Seguindo essas dicas você evita “perder tempo” com reuniões e situações desconfortáveis.

Verifique se o site tem conteúdo relacionado a auxílio-acidente de trabalho

Antes de analisar o conteúdo do site, obviamente que você precisa descobrir se esse advogado ou escritório possui um site na internet.

Essa pesquisa vale principalmente para quem recebeu indicação.

Se você buscar e não encontrar um endereço do escritório na internet, descarte imediatamente essa opção. Afinal, como dizem por aí, “quem não está na internet não existe”.

Quem encontrou o site deve prosseguir analisando o conteúdo da página, verificando as seguintes informações:

  • Quais áreas o escritório atende (tem que atender a área previdenciária)
  • Se o escritório possui um Blog ou produz vídeos com temas previdenciários
  • Se os conteúdos do Blog ou vídeos falam sobre auxílio-acidente de trabalho
  • Se os conteúdos da página são atualizados com frequência
  • Se o escritório possui uma sede física e o seu endereço

Se a resposta para as perguntas acima for positiva, existem grandes chances de você ter encontrado um advogado especialista em auxílio-acidente de trabalho.

Mas não pare por aqui. Avance para o próximo nível e continue suas pesquisas.

Consulte as avaliações do Google e leia os comentários

Uma das ferramentas mais sensacionais da internet são as avaliações dos clientes. Afinal, ninguém melhor que um cliente que já contratou para dizer se o serviço é bom mesmo.

Você pode encontrar avaliações e comentários de clientes através do Google.

Um escritório com poucas ou nenhuma avaliação pode não ser uma boa opção. Afinal, ou esse profissional não atendeu quase ninguém até hoje, ou prestou um serviço mediano, que não merece elogios, mas não chega a ser ruim a ponto de ser criticado.

Cá entre nós, você não quer alguém mediano para cuidar do seu caso, não é mesmo?

Já as avaliações negativas são mais importantes ainda, pois demonstram experiências ruins que outros clientes tiveram com esse profissional.

De outro lado, um número razoável de boas avaliações e comentários representa a satisfação de pessoas que já foram atendidas e validaram o serviço prestado.

Portanto, leia tudo com muita atenção para entender se existe qualidade naquele escritório.

Consulte se o advogado e o escritório estão regulares na OAB

Para exercer a advocacia é necessário ser formado em uma Faculdade de Direito e passar no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O Exame é uma prova que tem como objetivo testar o conhecimento, prática e capacidade técnica do Bacharel em Direito. Ele serve para selecionar e filtrar os profissionais mais capacitados que poderão atuar como advogado.

Então é uma obrigação que esse profissional esteja inscrito no quadro de advogado na Ordem dos Advogados do Brasil.

Você poderá fazer a consulta acessando o Cadastro Nacional de Advogados. Procure pelo nome do profissional e seccional (estado que esse profissional exerce a profissão).

Desta vez eu farei parte do exemplo, e para lhe ajudar vou simular abaixo a pesquisa digitando o meu nome e selecionando como tipo de inscrição “Advogado”, assim:

Como você pode ver no resultado, eu estou devidamente inscrito como advogado na OAB do Estado do Paraná (local de nossa sede) com o número 72.940, desde 2014.

Portanto, habilitado para exercer a advocacia.

Se você seguir esse passo e não localizar o profissional que se apresentou como advogado para cuidar do seu caso, descarte a possibilidade de contratá-lo, pois ele não tem permissão para atuar.

Dica extra: consulte o Cadastro Nacional de Sociedade de Advogados para verificar se o escritório de advocacia está devidamente regularizado.

Veja abaixo o resultado da pesquisa utilizando o nome do nosso escritório:

De acordo com o resultado acima você pode observar que também estamos devidamente inscritos no quadro de sociedades da OAB/PR (estado da nossa sede), sob o número 11.236.

Aqui a recomendação é para que aceite apenas escritórios que estejam ativos na OAB.

Aplicando os filtros acima, sem dúvidas você vai eliminar diversas opções que acabaram se mostrando inviáveis, permitindo que você prossiga somente com os mais qualificados.

ENCONTREI UM ADVOGADO. POSSO CONTRATAR?

As soluções que mencionei acima servirão para que você possa identificar os profissionais que possuem os requisitos básicos para atuar no seu caso de auxílio-acidente de trabalho.

Significa que você poderá marcar uma reunião com aqueles advogados escolhidos.

Mas muita calma, que eu ainda não mencionei que você poderá assinar o contrato…

Ao marcar uma reunião com o escritório candidato a atender o seu caso, você ainda está naquela fase de paquera, em que toda a atenção e cuidado são importantes, pois ainda não existe um compromisso entre as partes.

Então, ao participar de uma reunião você deve observar:

Verifique se você está sendo atendido por um advogado

Alguns escritórios têm como prática colocar profissionais que não estão inscritos na OAB para realizar reuniões e atender clientes.

Mesmo sendo algo comum essa prática é ilícita e não pode ser aceita pelo cliente.

Para você descobrir com quem está falando, assim que iniciar a reunião ao se apresentar, você precisa perguntar se aquela pessoa que está lhe atendendo é um advogado.

Se for um advogado, ótimo!

Mas, se for um estagiário ou Bacharel em Direito, significa que esse escritório está violando prerrogativas da própria advocacia, colocando uma pessoa sem a devida habilitação para atender clientes.

Se isso acontecer com você eu recomendo que não contrate os serviços.

Observe se o advogado faz uma entrevista detalhada sobre o seu caso

Um processo para pagamento de auxílio-acidente de trabalho é algo complexo e que envolve uma riqueza de detalhes que devem ser conhecidos e explorados pelo advogado.

São questões como:

  • Detalhes do acidente
  • Informações sobre tratamentos
  • Função exercida
  • Atividades desempenhas
  • Sequelas existentes
  • Limitações causadas pelas sequelas
  • Dificuldades e adaptações no trabalho

Ninguém melhor que você para esclarecer todos esses detalhes, não é mesmo?

Portanto, para que o profissional conheça esses pontos ele deverá fazer uma entrevista completa abordando essas e outras questões relevantes sobre o seu caso, para que tudo seja transmitido de maneira clara ao Perito e Juiz da causa.

Agora, se o responsável pelo atendimento não demonstrar interesse pelos detalhes do seu caso, ou então, entregar um formulário para você preencher as respostas, esse definitivamente não deve ser um escritório para se contratar.

Preste a atenção nisso.

Observe se o advogado analisou os seus documentos

Na mesma ondem de importância da entrevista estão os documentos médicos.

O melhor advogado deve ser o guardião das provas e zelar pela apresentação da documentação adequada e essencial para comprovar a redução da capacidade para o trabalho.

Ele deve conferir tudo o que você levar na reunião e ainda orientá-lo sobre a necessidade de obter outros documentos, se for o caso.

Isso porque a falta de documentos pode causar 3 problemas:

  1. O auxílio-acidente será indeferido
  2. Você terá que fazer um novo pedido e não receberá nada pelo tempo de espera
  3. Seu benefício pode ser concedido em valor inferior

Já deu para perceber que a coisa é séria, não é mesmo?

Portanto, se você quer evitar problemas ao pedir o auxílio-acidente de trabalho, fique atento e verifique se o advogado escolhido analisa com calma e atenção a documentação que vai precisar para comprovar seu direito.

Pergunte se já atuou em casos como o seu

Como advogado especialista em auxílio-acidente de trabalho eu posso afirmar tranquilamente que nenhuma teoria supera a experiência prática.

Existem situações, procedimentos e estratégias que somente a prática diária e constante ensina para o advogado.

Essa vivência é essencial porque qualifica o profissional que passa a conhecer os documentos mais importantes, os principais argumentos para utilizar em seu caso, entende tudo sobre perícias e como preparar o cliente, além de outras questões relevantes.

Então não deixe de questionar se esse advogado já atuou em um caso como o seu, quantos foram e se possível solicite decisões favoráveis que demonstrem sua prática com sucesso.

Certifique-se de que você receberá orientações para a perícia

Ao entrar com um pedido de auxílio-acidente de trabalho, seja no INSS ou na Justiça, você precisará passar por uma perícia médica.

Na perícia será avaliada a existência da sequela, se está consolidada, qual a sua causa, se houve agravamento ao longo do tempo e se há redução da capacidade para o trabalho habitual.

Trata-se de um dos atos mais importantes do processo de auxílio-acidente de trabalho.

Atento a essa questão o melhor advogado deve auxiliar você a vencer essa etapa com segurança e tranquilidade, amparando nos seguintes aspectos:

  • Fornecendo orientações para a perícia
  • Explicando com detalhes todo o procedimento que você deverá passar
  • Mapeando as barreiras e dificuldade ocasionadas pela sequela
  • Esclarecendo os pontos que você precisa destacar na avaliação
  • Mapeando as atividades que você tem dificuldade ou não consegue mais fazer
  • Orientando sobre questões irrelevantes que não precisam ser abordadas
  • Selecionando a documentação que você deve levar na perícia

Com a preparação adequada você não vai deixar passar nenhum detalhe importante, aumentando imensamente suas chances de obter o auxílio-acidente.

Por isso não deixe de questionar se você receberá orientações e como serão.

Conheça a história de Marcelo

Marcelo sofreu um acidente de trabalho no ano de 2015, quando teve o seu fêmur e joelho fraturados após ser atingido por uma empilhadeira.

Na época ele ficou um ano e meio afastado pelo INSS e após receber alta voltou para sua atividade de Auxiliar de Produção em uma indústria metalúrgica.

Ao retornar para o trabalho Marcelo passou a enfrentar dificuldades, como impedimento para carregar peso, limitação de movimentos, impossibilidade de permanecer por longos períodos em pé e encurtamento da perna.

Então, em 2021 Marcelo ficou sabendo sobre o auxílio-acidente, e em razão das restrições para exercer a sua função ele resolveu procurar um advogado indicado por sua família.

Sem outras referências ele marcou uma reunião e contratou esse advogado logo no primeiro encontro, antes de tomar qualquer cuidado para saber se era um especialista.

Por não conhecer detalhes sobre o auxílio-acidente e as provas essenciais, esse advogado que não tinha experiência com o benefício, apenas reuniu a documentação entregue por Marcelo e apresentou no processo.

Ou seja, ele não conferiu se haviam os documentos que provavam as sequelas.

Consequência por não apresentar a documentação adequada

Dias depois o laudo pericial foi apresentado no processo e de acordo com a sua conclusão, não foi constatada redução da capacidade para o trabalho.

O Juiz do processo, confiando no parecer do perito também entendeu que não houve prova da redução da capacidade para o trabalho e indeferiu o seu pedido de auxílio-acidente de trabalho.

Após alguns meses, com a sentença em mãos Marcelo procurou o nosso escritório.

Ao analisar seu processo, eu observei que o perito reconheceu a existência do acidente, mas registrou que não foram apresentados exames ou laudos comprovando a perda da musculatura, redução da força, o encurtamento do membro e a rigidez.

Ou seja, a negativa ocorreu porque não foram apresentados documentos básicos comprovando quais limitações e consequências motoras Marcelo teve.

Após esclarecer essa situação Marcelo mencionou que ao entrar com o processo seu advogado nem mesmo analisou os documentos ou orientou a realizar exames atualizados, necessários para comprovar sua condição atual.

Como consequência, esclareci que o seu pedido de auxílio-acidente foi negado e por se tratar de uma decisão definitiva, nem mesmo o melhor advogado conseguirá reverter a situação.

É SEGURO CONTRATAR ADVOGADO DE OUTRA CIDADE?

Uma das coisas mais fascinantes que a internet nos proporciona é a possibilidade de conhecer pessoas, manter contato e interagir com quem está distante.

Essa evolução digital inaugurou uma nova era para os escritórios de advocacia e seus clientes, permitindo com facilidade a contratação de um advogado de outra cidade, estado ou até mesmo país.

A abertura de mercado também trouxe incertezas e um pezinho atrás por parte dos clientes, que se perguntam: é seguro contratar um advogado de outra cidade?

Eu entendo que essa preocupação é legítima, pois vem acompanhada de dúvidas como:

  • Será que não vou cair em um golpe?
  • A qualidade do atendimento será a mesma?
  • Eu vou precisar viajar para ir até o fórum ou escritório do advogado?
  • O processo vai correr na minha cidade ou na cidade do advogado?
  • Como fica a questão do pagamento do benefício?

Se esse for o seu caso, continue comigo que vou lhe mostrar como eliminar essas preocupações e ter mais segurança na hora de contratar um advogado à distância pela internet.

Aplique todas as recomendações anteriores

Todas as recomendações que eu passei ao longo desse artigo também podem e devem ser utilizadas para uma contratação à distância.

Por isso, não deixe de seguir esse filtro que vai selecionar apenas as boas opções.

Ainda, antes de contratar tire todas as suas dúvidas, questione quais os meios de contato, formato das reuniões, acompanhamento do processo, além de outras questões que achar importante.

Se você fez todas as pesquisas que orientei, avançou para a reunião, tirou suas dúvidas e sentiu confiança no profissional consultado, existem mais que bons motivos para contratar.

As vezes aquele advogado distante é realmente o mais capacitado para cuidar do seu caso, e isso é o que realmente importa.

É muito melhor um excelente profissional que lhe atenderá por vídeo, do que um profissional mediano que vai lhe receber pessoalmente em um endereço no centro de sua cidade, pense nisso.  

DÚVIDAS MAIS COMUNS SOBRE CONTRATAÇÃO À DISTÂNCIA

Trazendo um pouco de nossa experiência ao longo de anos atendendo clientes em todas as regiões do país, eu aproveito para esclarecer as dúvidas mais comuns que recebemos sobre a contratação à distância:

Quais as vantagens de contratar um advogado online?

A principal vantagem de contratar um advogado à distância é que você não limita a escolha aos profissionais da sua cidade.

Com isso você pode ter acesso aos melhores advogados do Brasil, ainda que fiquem longe.

Eu vou precisar viajar para ir até o fórum ou escritório do advogado?

Para os casos de auxílio-acidente de trabalho o que determina o local de julgamento do processo é o seu endereço residencial.

Se você mora em uma cidade grande o processo vai correr aí mesmo.

Para quem mora em uma cidade muito pequena, sem um Juiz com competência para julgar casos de Acidente de Trabalho, o processo vai ser decidido em uma cidade vizinha, bem perto da sua.

Então, nada de viagens longas.

O comparecimento no escritório não é necessário, aqui pelo menos não exigimos, pois não há nada que o bom e velho WhatsApp não resolva.

Como fica a questão do pagamento do benefício?

Após a concessão do auxílio-acidente o INSS solicita a um dos bancos conveniados, para que abra um conta de benefício em seu nome, e os valores são depositados mensalmente nesta conta.

Os valores referentes aos atrasados que forem de até 60 salários-mínimos serão pagos no processo, através de Requisição de Pequeno Valor (RPV) em seu nome.

Já os valores acima de 60 salários-mínimos serão pagos através de Precatório, também expedido em seu nome.

A qualidade do atendimento será a mesma?

Escritórios sérios e comprometidos com a melhor experiência do cliente valorizam a qualidade e eficiência do seu atendimento online.

São utilizados mecanismos que criam um ambiente de segurança e tranquilidade para você, que ao longo do processo nem se recorda que estás há milhares de quilômetros de distância.

É o cliente bem-informado sobre o andamento do caso, são respostas rápidas e claras, um advogado sempre disponível, sem contar a qualidade técnica.

Essa sensação de confiança sem dúvida alguma supera a existência de uma sala comercial no centro de sua cidade, para você visitar caso entenda necessário.

O MELHOR ADVOGADO É MAIS CARO?

Sempre que falamos em algo bom, melhor ou diferenciado associamos a um serviço ou produto de valor mais elevado.

E o advogado de auxílio-acidente de trabalho, será que o melhor é mais caro?

Agora vem a surpresa agradável. O melhor advogado não é mais caro!

O especialista em auxílio-acidente de trabalho cobra seus honorários de acordo com uma tabela expedida pela OAB (Ordem os Advogados do Brasil) de cada Estado.

Aqui no Paraná (estado onde está localizada a Sede do nosso Escritório) a OAB estabelece:

O mínimo que o advogado pode cobrar:

  • 25% das parcelas vencidas
  • 3 primeiros benefícios (25% das 12 parcelas que não venceram)

O máximo que o advogado pode cobrar:

  • 50% das parcelas vencidas
  • 6 primeiros benefícios (50% das 12 parcelas que não venceram)

O valor médio que os melhores advogados cobram:

  • 30% das parcelas vencidas
  • 3 primeiras parcelas do benefício

Como você pode ver, o advogado especialista em auxílio-acidente de trabalho cobra um valor abaixo do limite previsto na tabela, o que comprova que o melhor advogado não é o mais caro.

Você pode conhecer mais sobre honorários de advogado acessando:

CONCLUSÃO

O advogado é o seu fiel escudeiro e a garantia de respeito aos seus direitos.

A escolha de um bom escritório de advocacia para resolver seu caso de auxílio-acidente de trabalho traz segurança, tranquilidade e rapidez.

A boa notícia é que o melhor advogado não sai mais caro para você.

Faça tudo o que eu mostrei neste artigo e com certeza encontrará esse profissional.

Se você quer conhecer a nossa história e saber como nos tornamos especialistas em auxílio-acidente por acidente de trabalho, não deixe de conferir esse artigo super especial:

Se precisar de mais informações? Entre em contato por algum de nossos canais de atendimento que traremos a melhor solução para o seu caso.

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