Mudanças na Isenção de Imposto de Renda por Doença Grave (2024)

Imagem mudanças isenção imposto de renda

COMPARTILHE

O Pacote Fiscal apresentado pelo Governo Federal no dia 27 de novembro de 2024, trouxe propostas que afetam diretamente a isenção de Imposto de Renda para pessoas com doenças graves.

A medida, que visa equilibrar as contas públicas e reduzir benefícios fiscais para as rendas mais altas, propõe um limite para essa isenção.

A proposta ainda precisa passar pelo Congresso e não está em vigor, mas se você pretende assegurar o seu direito à isenção, já deve se preparar para evitar prejuízos.

Então fique atento, pois aqui você descobrirá como se proteger das mudanças, e mais:

COMO FUNCIONA A ISENÇÃO DE IR POR DOENÇA GRAVE HOJE

Atualmente, aposentados e pensionistas com doenças graves, como câncer, cardiopatia grave, cegueira, HIV e outras previstas na Lei nº 7.713/88, são isentos do Imposto de Renda sobre seus proventos de aposentadoria, pensão ou reforma.

Hoje esta isenção alcança o valor total do benefício recebido pela pessoa física, ficando de fora apenas rendimentos oriundos de outras fontes, como salários ou aluguéis, por exemplo.

O QUE MUDA NA ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA POR DOENÇA GRAVE?

Com a nova proposta do Pacote Fiscal:

  • A isenção será limitada a quem recebe até R$ 20.000,00 mensais
  • Quem recebe benefício superior a este limite será tributado normalmente
  • Fica mantida a possibilidade de deduzir gastos médicos sem limite no IR

Segundo o Ministro da Economia, Fernando Haddad, a mudança na isenção do Imposto de Renda por doença grave pretende reduzir benefícios fiscais para faixas de renda mais altas, contribuindo para o ajuste fiscal do Governo.

AINDA NÃO ESTÁ VALENDO

Trata-se de um golpe duro contra quem mais precisa da isenção!

Independentemente do valor do seu benefício, sabemos o quanto é difícil e oneroso manter a saúde em dia quando se tem uma moléstia grave.

Mas antes que você comece a se preocupar com a nova regra, é bom esclarecer que ela ainda não tem validade legal e depende de aprovação no Congresso.

Além disso, detalhes adicionais sobre a implementação da medida ainda serão divulgados, o que pode trazer ajustes na proposta inicial.

Portanto, até que a nova lei seja aprovada, o modelo atual permanece inalterado.

COMO SE PROTEGER DA MUDANÇA NA ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA  

A boa notícia é que, enquanto a mudança nas regras de isenção do Imposto de Renda por doença grave ainda não está valendo, você tem uma oportunidade única de assegurar o seu direito de forma definitiva.

Trata-se de uma estratégia lícita e legítima que vai proteger sua estabilidade fiscal no futuro.

Se você se enquadra nos requisitos para a isenção de Imposto de Renda por doença grave, o melhor caminho é antecipar-se e garantir seu direito por meio de uma sentença judicial.

Quando a isenção é concedida judicialmente:

  • A Isenção é Vitalícia: uma vez reconhecida judicialmente, a isenção não pode ser alterada, mesmo que a legislação mude no futuro.
  • Sem Limites de Rendimento: ao contrário da proposta que limita a isenção para rendas de até R$ 20.000,00, a sentença judicial garante o benefício independentemente do valor dos seus rendimentos.

Essa segurança jurídica é possível porque uma sentença judicial torna o seu direito indiscutível e protegido contra alterações futuras que possam restringir os critérios para a isenção.

Contato por WhatsApp

Contato por Telefone

(41) 3501-3588

COMO UM ADVOGADO PODE AJUDAR A GARANTIR O SEU DIREITO

Contar com um advogado especialista em isenção de Imposto de Renda por doença grave é um ás na manga que você tem para conseguir o benefício.

Abaixo eu vou falar o que esse profissional pode fazer por você:

  • Ajuda a Identificar o Direito a Isenção do Imposto de Renda
  • Auxilia com a Documentação
  • Realiza a Argumentação Técnica no Processo
  • Faz a Orientação para a Perícia Médica
  • Garante a Isenção Vitalícia do Imposto de Renda
  • Garante a Correta Restituição dos Valores
  • Orienta Sobre Como Declarar o Imposto de Renda Após a Isenção

Esses são apenas aspectos gerais do que um advogado especializado pode fazer por você, pois na prática, o trabalho é bem mais profundo e detalhado.

Mas como o foco deste artigo é apresentar as propostas de mudança na isenção de Imposto de Renda por doença grave e como se proteger, esses detalhes ficam para outro conteúdo.

NÃO PERCA TEMPO

As mudanças propostas ainda precisam ser discutidas e aprovadas no Congresso, mas há indícios claros de que a tendência é limitar os benefícios fiscais para rendas mais altas.

Certamente não teremos uma alteração vantajosa ao contribuinte.

Portanto, se você busca segurança e tranquilidade financeira, não há motivo para esperar pela aprovação dessas regras.

A hora de agir é agora.

O Escritório Giácomo Oliveira Advocacia está pronto para auxiliar em qualquer questão sobre o seu pedido de isenção de Imposto de Renda.

Pode contar conosco.

Te aguardo no próximo artigo.

Até lá!

Entre em contato por algum de nossos canais de atendimento que traremos a melhor solução para o seu caso. Acesse o WhatsApp ou ligue para o telefone (41) 3501-3588 para falar com nossos advogados especialistas no INSS.

COMPARTILHE

Conte-nos seu caso que iremos lhe ajudar

Deixe a sua mensagem que em breve entraremos em contato.

"*" indica campos obrigatórios

Entre para o nosso grupo no WhatsApp

Fique informado e receba as últimas notícias.

Artigos relacionados