1º – CONTRATAR UM ESCRITÓRIO NÃO ESPECIALIZADO
Se você já teve que contratar um advogado ou iniciou a sua busca agora, enquanto procurava por um profissional para cuidar da sua aposentadoria por visão monocular, sem dúvidas encontrou dezenas de escritórios.
Mas eu vou além, e posso garantir que nesse momento você ficou pensando “como vou saber qual deles é bom o suficiente para atuar no meu caso”?
Eu sei disso porque tenho a mesma dúvida quando vou contratar um serviço ou comprar algo novo.
Nós sempre desejamos o melhor, e quando falamos em aposentadoria esse desejo tem mais importância ainda, pois trata-se de um direito conquistado ao longo da vida, merecendo todo cuidado e atenção.
Considerando essa importância, o primeiro erro que você precisa evitar é contratar um advogado ou escritório não especializado em aposentadoria da pessoa com visão monocular.
Neste ponto, eu estou sendo bem específico e orientando que você procure os serviços de um profissional com conhecimento avançado – específico – nesse tipo de aposentadoria, até mesmo em comparação com outros advogados previdenciários “generalistas”.
Falo isso, pois essa modalidade de aposentadoria exige a apresentação de documentos médicos muito específicos e a realização de duas perícias, necessários para comprovar a deficiência, quando ela surgiu e as barreiras e dificuldades vivenciadas.
O cálculo do tempo de contribuição também é diferenciado quando comparado as demais regras, exigindo uma atenção especial nesse ponto.
Trata-se de um processo complexo.
Certamente, um profissional que não possui experiência e toda a técnica necessária, deixará de apresentar a documentação adequada, não prestará as devidas orientações periciais e pode pecar também no momento de elaborar cálculos e obter o melhor benefício.
Isso tudo pode ocasionar:
- O indeferimento da aposentadoria da pessoa com deficiência
- Uma avaliação equivocada por parte do advogado dizendo que você não tem o direito
- O enquadramento da deficiência em grau diferente do verdadeiro
- A concessão de uma aposentadoria em valor inferior ao devido
Inclusive, em nosso escritório é muito comum recebermos segurados com visão monocular que trazem situações como essas descritas acima, até mesmo desacreditados do seu direito.
Escolhendo o profissional certo você troca esses problemas por vantagens como:
- Auxílio com a documentação médica
- Acompanhamento e orientações específicas para as perícias
- Correção de erros e averbação de períodos em seu extrato de contribuição
- Comprovação de atividade especial
- Averbação de período rural
- Regularização de recolhimentos em atraso
São apenas alguns exemplos de vantagens que um especialista em aposentadoria por visão monocular pode trazer para o seu caso, sendo certo que existem muitas outras possibilidades.
Como evitar esse erro
Minha função neste artigo não se limita a apontar o problema.
Eu também trago a solução e mostro algumas providências que você pode adotar para ter mais confiança ao contratar um advogado especialista em aposentadoria por visão monocular:
- Pesquise o site do escritório: para saber se você está tratando com um advogado especialista, procure informações no site do escritório, verifique em quais áreas do direito ele atua, veja se ele escreve artigos ou textos abordando questões sobre visão monocular;
- Procure processos do escritório: você pode descobrir se o escritório atua na prática, acessando o site dos tribunais e realizando pesquisas em nome dos sócios, utilizando o seu número da OAB. No Paraná você pode acessar https://www.jfpr.jus.br/;
- Pergunte se já atuou em casos semelhantes: questione se esse advogado já atuou em um caso como o seu, quantos foram e se possível solicite decisões favoráveis que demonstrem sua prática com sucesso.
Seguindo essas dicas com certeza você estará um passo mais próximo de um profissional qualificado para conseguir a melhor aposentadoria.
2º – CONTRATAR UM ESCRITÓRIO SEM BUSCAR REFERÊNCIAS
Seguindo as dicas anteriores você conseguirá encontrar um escritório especializado, mas se ele não for bem referenciado, sinto informar que muito provavelmente você ficará insatisfeito.
Quando falo em referências me refiro a um escritório com as seguintes características:
- Está sempre disponível para atender seus contatos
- Mantém você sempre informado sobre o processo
- Agiliza a sua aposentadoria para ser concedida antes do tempo
- Esclarece suas dúvidas de maneira clara e objetiva
- Supera suas expectativas na entrega do serviço
Você deve ter percebido que eu listei acima questões mais práticas do dia a dia, voltadas para o relacionamento entre o cliente e o advogado e a entrega de um bom serviço, e que não devem ser motivo de stress ou preocupação para o cliente.
Imagine só que você contrata um advogado, mas toda vez que liga no escritório para conversar com ele você fala apenas com a secretária ou estagiário, porque o advogado nunca está disponível.
Ou então, quando consegue falar com o advogado ele utiliza palavras difíceis e não simplifica as coisas. Você desliga o telefone e fica sem entender nada do que está acontecendo, muito menos o motivo para o seu processo demorar anos.
Infelizmente essa é a realidade de quem não busca referências antes de contratar.
Cá entre nós, na condição de cliente você não precisa disso, não é mesmo?
Como evitar esse erro
Para que você não cometa esse erro irei compartilhar algumas dicas para se proteger:
- Busque avaliações na internet: uma das ferramentas mais sensacionais da internet são as avaliações dos clientes. Afinal, ninguém melhor que um cliente que já contratou para dizer se o serviço é bom mesmo. Você pode encontrar avaliações e comentários de clientes através do Google;
- Converse com clientes: essa pessoa poderá prestar informações, fornecendo boas ou más referências sobre a qualidade do atendimento, atenção ao cliente, resultado da causa, dentre outras questões, tudo de acordo com sua experiência;
- Solicite informações ao escritório: procure saber como funciona a comunicação, questione se enviam um relatório mensal, qual o procedimento para falar com um advogado, os meios para contato, o que fazer para marcar reuniões, além de outras questões relacionadas ao dia a dia.
A partir dessas dicas você conseguirá eliminar muitos profissionais que não atenderão às suas expectativas.
Você também poderá complementar sua estratégia com outras técnicas que achar interessante.
3º – CONTRATAR PROFISSIONAL QUE COBRA ABAIXO DO MÍNIMO
Antes de mais nada, eu sei que o preço importa, mas ao contratar um advogado para aposentadoria por visão monocular eu recomendo que você tome muito cuidado e não pense somente em valores, pois o barato pode sair caro.
Logo você vai entender o porquê…
Normalmente, o advogado previdenciário cobra seus honorários de acordo com uma tabela expedida pela OAB (Ordem os Advogados do Brasil) de cada Estado.
Aqui no Paraná (estado onde está localizada a Sede do nosso Escritório) a OAB estabelece:
O mínimo que o advogado previdenciário pode cobrar:
- 25% das parcelas vencidas
- 3 primeiros benefícios (25% das 12 parcelas que não venceram)
O máximo que o advogado previdenciário pode cobrar:
- 50% das parcelas vencidas
- 6 primeiros benefícios (50% das 12 parcelas que não venceram)
O valor médio que o advogado previdenciário cobra em Curitiba:
- 30% das parcelas vencidas
- 3 primeiras parcelas do benefício
Quanto um advogado cobra para aposentar por visão monocular (valor médio):
- 30% das parcelas vencidas
- 3 primeiras parcelas do benefício
É legal esclarecer que essa tabela serve como referência para fixar um valor justo e que reflita o trabalho que o advogado vai ter.
Portanto, ao encontrar um advogado que pratica algo muito diferente, cobrando valores antecipados para entrar com o seu pedido de aposentadoria, ou então, cobra muito menos ao final, fique atento.
Normalmente, a cobrança de honorários acompanha a qualidade do serviço oferecido.
Isso quer dizer que ao pagar um valor menor, as chances de você encontrar um profissional que ofereça um serviço desqualificado e que não esteja à altura do seu padrão, aumentam muito.
Isso reflete nos seguintes problemas:
- Equipe pequena que não dá conta do trabalho
- Um único advogado cuida de todos os tipos de processo
- Quando precisa você não obtém suporte
- Ausência de investimentos em sistemas que evitam a perda de prazos
- Aposentadoria concedida em valor inferior ao devido
- Seu processo vai demorar mais que o normal
Em último caso essa economia pode ocasionar o indeferimento de sua aposentadoria.
Como evitar esse erro
Os escritórios especializados em aposentadoria da pessoa com visão monocular cobram apenas ao final e o valor médio praticado é o seguinte:
- 30% das parcelas vencidas
- 3 primeiras parcelas do benefício
Fuja de propostas muito diferentes disso, assim você vai evitar muitos problemas.
4º – CONTRATAR ADVOGADO QUE NÃO DÁ RETORNO
Com certeza você já ouviu relatos de amigos ou familiares que contrataram um escritório, mas toda vez que procuram o advogado para tratar sobre a aposentadoria ele está em reunião, em audiência, já foi embora, e nunca retorna suas mensagens e ligações.
Já ouvi histórias, inclusive, em que saiu o resultado do pedido de aposentadoria e o cliente ficou sabendo muitos meses depois, e sequer foi o escritório contratado que o comunicou.
Um absurdo, não é mesmo?
Infelizmente essa é uma realidade comum e que muitas vezes acaba manchando a nossa profissão, pois chateado com o mau atendimento (com toda razão) o cliente acredita que nenhum escritório de advocacia é íntegro.
Mas eu posso afirmar que isso não é verdade.
Assim como acontece em todos os tipos de serviço, existem profissionais ruins e outros extremamente qualificados e atentos às suas necessidades.
E como você não é obrigado a sofrer com a falta de retorno, falarei abaixo como evitar.
Como evitar esse erro
Algumas dicas básicas podem evitar a dor de cabeça da desinformação, dentre elas:
- Alinhamento na contratação: no momento de contratar questione quem será o responsável por seu caso, como encontrá-lo, quais os meios de contato, qual o procedimento para marcar reunião, se o andamento do processo será comunicado mensalmente. Adicione outras questões que você entender importantes;
- Formalize o compromisso: após alinhar todas as questões previstas no item anterior, solicite que o escritório formalize tudo por escrito no Contrato, ou em outro documento oficial. Com esse procedimento as chances do escritório quebrar o compromisso firmado com você, diminuem muito;
- Avaliações: mais uma vez eu vou sugerir o uso das avaliações como uma importante ferramenta para a escolha de um advogado. Consulte o que os clientes do escritório estão falando, e caso observe reclamação quanto ao atendimento, pense duas vezes antes de contratar.
Para quem já contratou, entenda que você está no direito de exigir um serviço digno e de qualidade. Não se contente com nada menos que isso.
Se não estiver satisfeito procure o escritório, ainda que pessoalmente e comunique o que é importante para você e qual a melhor forma para você ser atendido.
Alinhe suas expectativas.
5º – CONTRATAR SEM SABER SE PRECISA DE UM ADVOGADO
Para comentar o 5º erro eu preciso iniciar esclarecendo que você não é obrigado a contratar um advogado para o seu processo de aposentadoria no INSS.
Mesmo não havendo essa obrigação, se você está lendo esse artigo provavelmente passa por sua cabeça a ideia de contar com um profissional para trazer mais segurança e confiança no seu processo de aposentadoria por visão monocular.
Nesse ponto o mais importante é entender se você realmente precisa contratar um advogado, pois não há nada pior que fazer uma contratação de algo que não precisamos ou desnecessário.
Uma boa avaliação inicial evita que você formalize uma contratação, gaste tempo, dinheiro e fique amarrado a um contrato sem vantagens.
Como evitar esse erro
Antes de assinar um contrato você precisa se perguntar:
- Eu preencho os requisitos para a aposentadoria por visão monocular?
- Eu necessito de ajuda com a documentação para comprovar o meu direito?
- Eu entendo que é importante obter orientações e acompanhamento nas perícias?
- Eu acho justo pagar para ter tranquilidade e segurança na minha aposentadoria?
- Eu me sinto seguro para fazer todo o procedimento sozinho?
Se você respondeu “sim” para as quatro primeiras perguntas, e “não” para a última, provavelmente você precisa e concorda com a contratação de um advogado especialista em aposentadoria por visão monocular.
Caso você tenha respondido a primeira pergunta com um “não”, nem precisa analisar os outros questionamentos. Pode descartar desde logo a contratação.
Agora, se você respondeu “sim” para a primeira e “não” a uma ou mais perguntas entre os números dois a quatro, recomendo que pondere o que é mais importante para você.
Avalie cada um dos pontos para ao final tomar suas conclusões.
Quando estiver avaliando não se esqueça de considerar as outras situações que foram pontuadas ao longo desse artigo.
Aproveitando que toquei nesse tema, eu compartilho um artigo onde mostrei com detalhes se você precisa contratar um advogado para aposentadoria por visão monocular.
Sem dúvidas esse conteúdo vai desvendar muitas dúvidas:
6º – CUIDADO COM PROMESSAS DE CAUSA GANHA
A advocacia é uma atividade-meio e não atividade-fim, significa que por melhor que seja o advogado ele não pode garantir com certeza absoluta o sucesso do seu pedido de aposentadoria.
Isso acontece porque a concessão da aposentadoria depende de fatores que fogem ao seu controle, como pontuação na perícia biopsicossocial, avaliação pelo Servidor do INSS, entendimento da jurisprudência, além de outras situações.
Estamos falando de um procedimento que passa pela mão de diversas pessoas diferentes, e que certamente o entendimento de uma pode ser diferente de outra.
Além disso, a realidade de um portador de visão monocular não é a mesma do outro.
São muitas variáveis que interferem no resultado final.
Diante desse contexto, evidentemente que o advogado pode e deve se esforçar ao máximo para assegurar os direitos de seu cliente, mas ele não será ético e sincero se lhe disser que não existem riscos em um processo de aposentadoria.
Por isso, desconfie de promessas absolutas.
Como evitar esse erro
Se um advogado disser que você não precisa se preocupar porque a causa é ganha, tome muito cuidado, especialmente na aposentadoria por visão monocular que possui diversas variáveis.
Caso isso aconteça recomendamos que procure uma segunda opinião.
7º – CONTRATAR SEM CONTRATO
O Contrato de Prestação de Serviços, também conhecido por Contrato de Honorários, é a garantia do serviço contratado e a segurança que você precisa para exigir que o escritório respeite o compromisso.
A contratação de um escritório sem a devida formalização pode acarretar problemas como:
- A não execução do serviço
- Execução de serviço diferente do contratado
- Cobrança de honorários acima do combinado
- Impossibilidade de exigir prazos e retorno
- Falta de comprometimento
Afinal, como você poderá cobrar a execução de um serviço que você não tem provas que contratou.
Como evitar esse erro
Após encontrar o escritório certo para o seu caso você deve questionar se vai ser elaborado um contrato prevendo os termos dessa relação.
Caso o advogado responda que sim, pode avançar…
Detalhe: Não basta exigir o contrato. Você tem que ler e compreender o documento.
Agora, se você não entender o que está escrito, não tenha vergonha e solicite ao advogado para que leia todas as cláusulas e explique cada uma delas.
Caso não concorde com algo tente negociar para tirar ou alterar os seus termos.
Assine somente após concordar com tudo.
CONCLUSÃO
Através desse artigo você conheceu os erros mais comuns cometidos pelos segurados ao contratar um advogado para aposentadoria por visão monocular.
Não escondi nada mesmo. Hoje você teve acesso ao conteúdo que serve como um mapa para quem pretende contratar um escritório sem erros.
Como você observou, para ter segurança e tranquilidade para se aposentar o primeiro passo é contar com um advogado especialista para cuidar o seu caso.
O escritório Giácomo Oliveira Advocacia possui profissionais experientes e altamente especializados em Aposentadoria por Visão Monocular, prontos para ajudá-lo.
Entre em contato por algum de nossos canais de atendimento que traremos a melhor solução para você.