QUAL O VALOR DA APOSENTADORIA POR IDADE EM 2021?
Para saber qual será o valor da sua aposentadoria antes é necessário saber qual é o salário de benefício. Ele é calculado através da média de todos os salários de contribuição desde julho de 1994.
O valor da aposentadoria será de 60% do valor do salário de benefício acrescido de 2% para cada ano de contribuição que ultrapassar o tempo de 15 anos, para as mulheres e 20 anos para os homens.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA PEDIR A APOSENTADORIA
Preenchidos os requisitos para a aposentadoria por idade o segurado deverá possuir a seguinte documentação para fazer o pedido:
- Documento de identificação válido e oficial com foto;
- CPF
- Carteiras de trabalho, carnês de contribuição e outros documentos que comprovem pagamento ao INSS.
Se o pedido de aposentadoria for para trabalhador rural deverá apresentar os documentos que comprovem o exercício da atividade rural, tais como a declaração de sindicato rural, nota de produtor rural e contratos de arrendamento, entre outros.
APOSENTADORIA INDEFERIDA/NEGADA. E AGORA?
Benefício indeferido/negado é quando a pessoa que fez o pedido recebe uma resposta negativa quanto ao pagamento da aposentadoria e, por tal razão, não irá receber valores do INSS.
Quando isso acontece, o primeiro passo a seguir é entender o motivo dessa negativa. Após entendê-lo, se o segurado não concordar com a decisão é possível recorrer no próprio INSS, no prazo de 30 (trinta) dias contados de sua ciência.
A alternativa para o recurso administrativo (no INSS) é a ação judicial.
Através da ação judicial você deverá contar com o auxílio de um advogado especialista que ficará responsável por reunir todos os documentos, fazer a contagem do tempo de contribuição, calcular o valor do benefício e questionar os erros cometidos pelo INSS ao analisar o seu caso.
Caso o juiz dê a sentença favorável você receberá todo o valor dos atrasados. Significa que você receberá todo o dinheiro que deveria ter recebido – desde o pedido do benefício – de uma só vez.
Para saber mais acesse nosso artigo exclusivo APOSENTADORIA INDEFERIDA. O QUE FAZER?