O QUE É O ACERTO DO CNIS
O “acerto do CNIS” tem como objetivo inserir, excluir ou modificar dados de contribuições cadastrados na base do INSS.
Uma situação muito comum de acontecer é quando o segurado busca sua aposentadoria e observa que no seu CNIS a ausência de um de seus vínculos de emprego, assim, prejudicando o seu tempo de contribuição.
Para evitar esta dor de cabeça momento de pedir a sua aposentadoria, o segurado que deseja que este período seja imediatamente inserido no CNIS poderá requerer a retificação a qualquer tempo, basta seguir o passo a passo que iremos mostrar aqui.
QUAL A VANTAGEM DE PEDIR O ACERTO DO CNIS
A solicitação de acerto do CNIS possui como principal vantagem a preparação do seu processo de aposentadoria, evitando contratempos e perda de direitos lá na frente, quando você for pedir o tão sonhado benefício.
Antecipando os ajustes você poderá com calma e tempo buscar documentos, comparecer na agência do INSS, cumprir as exigências necessárias, sem aquela ansiedade e insegurança características de um processo de aposentadoria.
Portanto, agindo dessa forma, quando você preencher os requisitos para pedir a aposentadoria, fará o requerimento sem maiores preocupação, pois não haverá problemas com seus dados, tempo de contrição, salários ou quaisquer outras informações importantes.
COMO PEDIR O ACERTO
O serviço de acerto do CNIS pode ser solicitado diretamente pelo segurado através da Central 135 ou em uma das Agências do INSS.
Importante observar que o portal Meu INSS ainda não oferece este serviço de maneira online para o segurado. Por outro lado, os advogados os advogados já contam com uma ferramenta online disponibilizada pela Previdência Social que vem sendo utilizada para realização dos ajustes do CNIS.
Atenção: para obter êxito em seu pedido de acerto de CNIS não basta que o segurado aponte os erros no cadastro de informações, sendo necessário juntar carteira de trabalho, holerites, termo de rescisão, carnês de contribuições, dentre outros documentos que fundamentem a correção.
E SE O INSS NEGAR O ACERTO DO CNIS E MEU BENEFÍCIO FOR INDEFERIDO/NEGADO. O QUE FAZER?
Caso o INSS indefira/negue o benefício deixando de reconhecer períodos de contribuição devidamente comprovados, saiba que é possível recorrer no próprio INSS, no prazo de 30 (trinta) dias contados de sua ciência.
A alternativa para o recurso administrativo (no INSS) é a ação judicial, onde um advogado especialista ficará responsável por providenciar toda as provas necessárias para demonstrar que você preenche os requisitos para receber o benefício, como tempo de serviço, idade, período de carência, contribuições como autônomo e facultativo, tempo de atividades especial e/ou rural, além de períodos trabalhados e não anotados em carteira.
Caso o juiz dê a sentença favorável você receberá todo o valor dos atrasados. Significa que você receberá todo o dinheiro que deveria ter recebido – desde o pedido do benefício – de uma só vez.
Antes de tomar essa decisão, é necessário entender como cada uma delas funciona.
Quer saber mais sobre o que fazer se o seu pedido de aposentadoria for indeferido? Acesse nosso artigo exclusivo: APOSENTADORIA INDEFERIDA O QUE FAZER?
E AGORA, QUAL É A MELHOR APOSENTADORIA?
Agora que você já sabe tudo sobre o acerto do CNIS vale a pena dar o próximo passo e conhecer as modalidades de aposentadoria existentes no INSS.
Quer saber mais? Basta acessar: